Você sabe quem foi Camille Flammarion?

Nicolas Camille Flammarion, mais conhecido como Camille Flammarion (Montigny-le-Roi, 26 de fevereiro de 1842 - Juvisy-sur-Orge, 3 de junho de 1925), foi um astrônomo francês. Seu irmão Ernest foi o fundador das Edições Flammarion.


Foi educado em Langres e começou a trabalhar com dezesseis anos de idade, no observatório de Paris, no departamento de cálculo de Leverrier.

Sua ruptura com os astrônomos deu-se em 1862, com a publicação do livro La pluralité des mondes habités.

A partir dessa época, Flammarion começou a escrever livros populares de astronomia que foram traduzidos para diversas línguas. Uma de sua obras mais conhecidas é Astronomia popular, de 1880. Editou uma série de revistas científicas e astronômicas.

No fim de sua vida escreveu sobre pesquisas de física. Em 1883, Flammarion fundou o observatório de Juvisy-sur-Orge, dirigindo-o pelo resto de sua vida, incentivando o trabalho de observadores amadores.

Fundou a Sociedade Astronômica da França em 1887. Seus trabalhos para a popularização da astronomia fizeram com que fosse agraciado, em 1912, com um prêmio da Legião de Honra.

Flammarion foi amigo de Allan Kardec, o codificador do Espiritismo. Ao pé do túmulo do companheiro fez um discurso em sua homenagem afirmando que o mesmo era "o bom senso encarnado". A íntegra desse discurso consta do início de Obras Póstumas, em edição da FEB.

Tornando-se espírita convicto, seu amigo Allan Kardec,tendo sido escolhido para proferir o discurso à beira do seu túmulo. Posteriormente à sua morte, o iniciante nos estudos Allan Kardec, começou a se dedicar no aprofundamento teológico do espiritismo.

As obras de Flammarion, a partir de então, revelam a sua visão espírita sobre questões fundamentais para a humanidade, como se poderá constatar pelo títulos de algumas obras que constam listadas na bibliografia. Em algumas delas, como "Narrações do Infinito", poderá ser verificada, ainda, a atuação de Camille Flammarion como médium.

O Capítulo VI de A Gênese, uma das obras básicas do Espiritismo, intitulado "Uranografia Geral - o espaço e o tempo", é a transcrição de uma série de comunicações à Sociedade Espírita de Paris, em 1862 e 1863, sob o título "Estudos Uranográficos". Tal obra foi provavelmente escrita por Kardec, embora tenha sido registrada como C.F., as iniciais de Camille Flammarion. Algumas comunicações da referida obra são atribuídas ao Espírito de Galileu.

Via Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário