Você sabe quem foi Amélie Gabrielle Boudet?

Amélie-Gabrielle Boudet (Thiais, Departamento do Sena, 23 de novembro de 1795 - Paris, 21 de janeiro de 1883, professora e artista plástica francesa, esposa de Allan Kardec, codificador da Doutrina Espírita.


Filha única do tabelião Julien-Louis Boudet e de sua esposa, Julie-Louise Seigneat de Lacombe, era conhecida na intimidade familiar pelo diminutivo Gaby.

De acordo com o seu biógrafo, Henri Sausse, foi professora com diploma de primeira classe, tendo se formado na primeira Escola Normal Leiga, de orientação pestalozziana, localizada no Boulevard Saint-Germain, em Paris, cidade onde viveu toda a sua vida.

Foi poetisa e artista plástica, com domínio das técnicas tradicionais.

De acordo com o pesquisador espírita Silvino Canuto de Abreu, foi professora de Letras e Belas Artes, tendo sido autora das seguintes obras: "Contos Primaveris" (1825), "Noções de Desenho" (1826) e "O Essencial em Belas Artes" (1828).

Desposou, em 9 de fevereiro de 1832 o professor Hippolyte-Léon-Denizard Rivail, que posteriormente se notabilizaria sob o pseudônimo de Allan Kardec.

Colaborou permanentemente com os estudos do marido, tornando-se grande incentivadora do trabalho de Codificação e difusão do Espiritismo.

Após o falecimento de seu esposo, em 1869, assumiu todos os encargos necessários à gestão do Espiritismo, na França e no mundo.

Costuma-se dividir a sua vida em grandes fases ou períodos:

de 1795 a 1832, como senhorita Amélie Gabrielle Boudet;
de 1832 a 1857, como a senhora Rivail;
de 1857 a 1869, como a senhora Allan Kardec;
de 1869 a 1883, como a viúva Allan Kardec.

Faleceu em sua residência, em Paris, sendo sepultada ao lado do esposo, no Cemitério do Père-Lachaise.

Atualmente, um centro de estudos espíritas em Paris homenageia-a com o seu nome.

Via Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário